• comercioenoticias

ADEGA PORTA DE TEIRA APOSTA NO ENOTURISMO


A empresa João TM Barbosa abriu recentemente a sua Adega Porta de Teira, em Rio Maior, vocacionada para o enoturismo ligado aos vinhos únicos e à terra que a rodeia.

Com uma produção totalmente biológica a Adega Porta de Teira distingue-se pelos vinhos Ninfa e Porta de Teira.

Com o objetivo de criar uma dinâmica de elevada qualidade, mas também de grande proximidade, com todos os passos da vinha e do vinho, a oferta da adega é virada não só para as tradicionais provas, mas também pela integração com o universo que a rodeia e que é parte de si, começando na vinha e passando pelas Marinhas do Sal.

Recentemente a Adega Porta de Teira estabeleceu uma parceria com o Restaurante Salarium, com a Cooperativa do Sal, com o Azeite da Fonte da Bica e com a Fábrica da Alegria, na qual é feita uma junção de produtos, sendo que em cada um destes espaços se podem encontrar produtos provenientes dos parceiros

A Adega Porta de Teira, aberta entre as 11h00 e as 19h00, tem disponível um Programa Clássico, com visita às vinhas e prova harmonizada com tapas e um Programa Ninfa, que começa por uma caminhada até às Salinas num passeio agradável e descontraído de sensivelmente 4 quilómetros, onde é focada a vinha e o ambiente que a rodeia, e onde se pode conhecer a magia do Sal de montanha de Rio Maior. Segue-se a visita à adega e uma prova de vinhos com harmonização, onde para além dos vinhos Ninfa os visitantes poderão degustar produtos regionais.

Os preços vão desde os 20€ aos 35€, que podem ser oferecidos ao visitante mediante o volume de compras em loja.

Os programas recém-criados pela Adega Porta de Teira incluem ainda a possibilidade de os visitantes poderem integrar outras atividades, desde prova de azeites a passeios de moto 4 ou viagens em balão, neste programa de visita às salinas.

A Adega Porta de Teira, em Rio Maior, tem cerca de 11 hectares de vinha, onde são produzidos vinhos tintos, brancos e espumantes, todos eles apenas com as suas uvas. De realçar que a marca Ninfa surgiu após a descoberta da Ninfa Fontenária na Villa Romana de Rio Maior.

De salientar ainda que a empresa João TM Barbosa, proprietária da Adega Porta de Teira, foi considerada pela Revista de Vinhos um produtor de excelência do Ribatejo, sendo um dos produtores com as pontuações mais altas de sempre dos vinhos com a designação da CVR Tejo.

A empresa produz anualmente cerca de 80 mil garrafas, mas pretende a breve prazo chegar às 100 mil.

A João TM Barbosa tem também uma adega em Portalegre, no Alentejo, onde produz a marca Lapa dos Gaivões.

O vinho topo de gama da empresa é o Porta de Teira produzido apenas com Touriga Nacional, destacando-se também na sua produção os espumantes Blanc Noir Reserva e o Platinum, bastante apreciados e premiados em alguns países, com destaque para o Brasil e Macau.

Comparada com a maioria das empresas portuguesas na área dos vinhos a história da empresa familiar João M. Barbosa é recente, mas a experiência pessoal adquirida já é muita. E é fruto dessa experiência que nasceu o projeto com um conceito sui generis que promete oferecer o melhor e surpreender os amantes do vinho.

Surpreender pelo vinho em si, partilhando novas experiências vínicas num regime de baixa intervenção e produção biológica, novas castas, novos blends. Surpreender pela forma, pela imagem que foi pensada e concebida à volta do conceito da rosa azul, símbolo da empresa, e das imagens impossíveis presentes nos rótulos.

Desde pequeno que João Teodósio Matos Barbosa passeava com o seu avô, fundador da empresa Caves Dom Teodósio, observava as vinhas e o trabalho que lá se desenvolvia, tendo desta vivência nascido a sua paixão pelo vinho e vontade de pertencer ao projeto familiar. Aprendeu e desenvolveu conhecimentos nas Caves Dom Teodósio, onde acabou por crescer com a empresa, caso de sucesso português e marca referência no panorama vitivinícola nacional.

Convidamo-lo a conhecer a Adega Porta de Teira, na Rua Porta de Teira n.º 16, Rio Maior.

Saiba mais em: https://www.facebook.com/joaombarbosavinhos


393 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

press to zoom