top of page

Periodicidade: Diária

2/25/2024

  • comercioenoticias

ABRANTES: FREGUESIA DE MOURISCAS VOLTA A TER MÉDICO A PARTIR DE 1 DE SETEMBRO


Após alguns meses de indefinição, a Freguesia de Mouriscas voltará, a partir de 1 de setembro, a contar com consultas de um médico com especialidade de medicina geral e familiar na Extensão de Saúde de Mouriscas.

Inicialmente previsto para 18 de agosto, e por questões técnicas e administrativas por parte das autoridades de saúde, o projeto vai iniciar-se a 1 de setembro, tendo sofrido um alargamento nas horas das consultas disponibilizadas, passando das 6 horas semanais para 9 horas semanais, com consultas a serem realizadas às terças-feiras, quintas e sextas-feiras, das 9h30 às 12h30.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, a falta de médicos de família “é uma das nossas grandes preocupações, particularmente por ser uma matéria na qual o Município está muito limitado por não ter as competências legais para a sua resolução”, salientando que “com o projeto Bata Branca conseguimos encontrar uma solução imediata e queremos alarga-la a outras zonas do nosso concelho através das nossas Instituições Particulares de Solidariedade Social, com o Município a assumir o pagamento de uma parte da remuneração dos médicos”.


Paralelamente, Manuel Jorge Valamatos, clarifica que o Município de Abrantes está a trabalhar “de forma dedicada” para que seja possível a contratação de médicos de família aposentados, permitindo-lhes um regresso à atividade que dê resposta às necessidades da comunidade.

A solução encontrada para a Extensão de Saúde de Mouriscas foi alcançada no âmbito do projeto “Bata Branca”, desenvolvido através da parceria entre a União das Misericórdias Portuguesas e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e no qual é disponibilizada uma comparticipação financeira no valor de 27 euros por hora para os clínicos. O valor remanescente da compensação aos médicos será comparticipado pelo Município de Abrantes através de protocolo realizado com a ACATIM – Associação Comunitária de Apoio à Terceira Idade de Mouriscas.



55 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page