top of page

Periodicidade: Diária

2/25/2024

  • comercioenoticias

A UNIVERSIDADE SÉNIOR DE RIO MAIOR ESTEVE NA POLÓNIA


A Universidade Sénior de Rio Maior e as suas congéneres de Ancara (Turquia) e a de Vilnius (Lituânia), reuniram-se em Bialystok (Polónia), entre 21 e 28 de agosto, para mais um encontro cultural (CHEST Project Meeting – Erasmus Senior).

A delegação riomaiorense foi constituída por nove formadores, aproveitando a oportunidade para fazer a divulgação da nossa cultura, gastronomia e do nosso património material edificado e imaterial, a nível musical e etnográfico.

No Centro Cultural local, foi feita uma recriação dos casamentos nos quatro países que, como é óbvio, têm caraterísticas distintas. Os portugueses ofereceram à delegação local, o bolo dos noivos, em forma de ferradura, para dar sorte, caraterístico das terras do Ribatejo e da Zona Oeste. Cantou-se, ainda a “Serenata à Noiva”, da autoria de Tó Moreira, um dos formadores da Universidade que integrava o grupo. Foi muito aplaudida. Dançou-se ao som da “Canção de Enleio” que, antigamente, estava presente nos casamentos da nossa região.


PUB.


Fez-se, ainda, uma degustação conjunta, com os pratos tradicionais de cada um dos países intervenientes, partilhando iguarias e sabores, não faltando os nossos enchidos e vinhos ribatejanos. Também não faltou o Vinho do Porto e a Ginginha, de produção familiar, as conservas e outros acepipes da nossa gastronomia. Cantou-se o Fado de Coimbra e outras cantigas do nosso repertório popular, nomeadamente o cante alentejano. Na troca de prendas, não faltaram as miniaturas do Barrete do Campino e do Galo de Barcelos, loiça da Vista Alegre, em que uma das peças representava o Castelo de Lisboa. O nosso artista da Universidade, o pintor José Estrela fez uma pintura das Salinas de Rio Maior que foi oferecida à delegação anfitriã.

Foram feitas visitas: Parques Naturais, igrejas católicas e ortodoxas, e a um museu de tapeçaria polaca. Fizeram-se vários Workshops. Os grupos finalizaram as suas atividades com um jantar de despedida que culminou com um animado bailarico em que todos participaram com muita alegria.

Foi com emoção que nos despedimos com um “Obrigado” nas várias línguas dos participantes. Lituano – ACÛIU/DÈKUI; Turco – TESEKKURLER; Polaco – DZIEKJUJE; Português – Obrigado.

Todos os elementos da delegação portuguesa autobiografaram uma viola de Braga, também conhecida, entre nós, por Viola Braguesa, que foi entregue a Safak Yurtseven, uma cantora turca muito conhecida no meio, e que integrava o grupo da Turquia.

Nota final – um dos parques naturais visitado situa-se já perto da fronteira com a Bielorrússia. A verdade é que a vida naquela região, assim como em toda a Polónia, decorre com toda a normalidade.

Eugénia Reis – Diretora da Universidade Sénior de Rio Maior


PUB.



366 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page