- comercioenoticias
A FESTA DO JAZZ VOLTOU ÀS CALDAS DA RAINHA

A cidade vizinha das Caldas da Rainha transformou-se na cidade do jazz entre 23 de outubro a 6 de novembro de 2021. A 10.ª edição do Caldas Nice Jazz voltou a vários locais da cidade. O palco principal do Centro Cultural e Congressos e contou com a presença de artistas de destaque nacional e internacional como Nik Bärtsch, a Orquestra Jazz de Matosinhos, Samara Joy e Tod Gustavsen Trio, que foram alguns dos nomes que do cartaz deste ano, que após um período de pandemia, voltou a uma normalidade com inúmeras iniciativas, artistas internacionais e muito público.
Neste último fim de semana de programação, no dia 4, subiu ao palco a Orquestra Jazz de Matosinhos, com a direção musical de Carlos Azevedo e na sexta-feira, dia 5 de novembro, foi a vez do jazz nórdico, com Tord Gustavsen Trio, que regressou a Portugal para apresentar o aclamado último trabalho The Other Side.
PUB.
Após este concerto, na sala do restaurante decorreu uma palestra por João Moreira dos Santos sobre os Standards do Jazz, numa viagem sonora e comentada, uma rica lição sobre a história deste estilo musical. Durante a conversa, o acompanhamento à guitarra, por Cláudio Alves, enriqueceu toda a aula, desde os primórdios do jazz até aos dias de hoje.
Faz parte da história do Caldas Nice Jazz a arte de Bruno Prates que, desde 2015, cria as caricaturas dos artistas que actuam no CCC. Ao longo de sete anos, o artista gráfico criou 45 caricaturas que foram sempre entregues aos músicos após o final dos espetáculos. Neste ano, muitas dessas figuras estiveram em exposição no interior do Centro Cultural, onde habitualmente acontecem as tradicionais provas de vinhos e sessões de autógrafos.
Por Manuel Silva
PUB.