• Comercio Noticias

A FESTA DO JAZZ NAS CALDAS DA RAINHA

Até ao dia 2 de novembro decorre nas Caldas da Rainha a oitava edição do Caldas Nice Jazz, um festival entre os melhores que se organizam em Portugal.

Do programa ainda se destaca, no último dia de outubro, a atuação de dois nomes maiores do jazz contemporâneo, o trompetista Dave Douglas e o pianista Uri Caine vão atuar no palco principal do CCC a partir das 21h30.

Há muito que o trompetista Dave Douglas e o pianista Uri Caine colaboram, mas esta é a primeira vez que os podemos encontrar em duo num disco. “O projeto inspira-se no repertório Sacred Harp, tradição coral protestante do Sul dos Estados Unidos que remonta ao século XVIII e se manteve viva até ao XIX. O conceito ora passa pela adaptação de temas históricos, ora pela escrita (por Douglas) de peças com esse tipo de influência. Neste contexto, o trompete toma as vezes da voz humana e o piano assume por inteiro a sua função de acompanhamento, com Caine empenhado «em manter o groove e em criar texturas para o solista.”

Na passada sexta-feira, dia 18 de outubro, foi a vez de Kinga Glyk, uma jovem da Polónia, que toca baixo com elegante mestria e que se apresentou em palco, em formato de trio, com um pianista e um baterista. Em 2016 celebrizou-se pelo seu arranjo para o tema “Tears in Heaven”, de Eric Clapton.

Ainda a 23 de outubro, no café Capristanos atuam os portugueses Pumpkin Land’s Combo, com entrada livre às 21h30. “Este combo surge na sequência das diversas formações, que ao longo dos últimos anos, têm surgido no concelho Nazaré. Os seus elementos surgem no jazz através da Orquestra do Valado e da Big Band da Nazaré. Apresentam um repertório baseado em standards de jazz, com versões próprias, homenageando artistas como Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Nat King Cole, Nina Simone e Natalie Cole, entre outros.”

No dia seguinte, a 24 de outubro, é a vez do grupo Tomás Marques Trio se apresentar no Centro Cultural de Congressos, no café Concerto, pelas 21h30, também com entrada gratuita.

No grande palco do CCC ainda atuam no dia 1 de novembro, o grupo Pedro Moreira Sax Ensemble e a 2 de novembro, o trompetista de Manchester, Matthew Halsall, encerra o programa deste ano.

Para além destes concertos, o Caldas Nice Jazz conta-se, todos os anos, por muitas outras iniciativas, oferecendo concertos gratuitos na cidade, nos cafés, museus, restaurantes e escolas. O festival também chegou já às escolas do ensino básico das freguesias rurais, com um programa de animação musical de descoberta do Jazz.


6 visualizações

1/9

1/9

1/8

1/6

onde comer

Periodicidade: Diária

12/4/2020

coronavirus.jpg
bannered.png

©2020 por Comércio & Notícias