- comercioenoticias
A-DOS-FRANCOS INAUGUROU MONUMENTO AO CICLISTA JOÃO ALMEIDA

Englobado nas comemorações do 13.º aniversário da elevação de A-dos-Francos a vila, a Junta de Freguesia local homenageou no último domingo, 12 de junho, o consagrado ciclista português João Almeida, provavelmente o mais ilustre filho daquela terra do concelho de Caldas da Rainha.
Saliente-se que João Almeida, de apenas 23 anos de idade, tem feito furor no ciclismo mundial, destacando-se as excelentes prestações no Giro de Itália, tendo recentemente abandonado esta mítica prova, devido à infeção Covid-19, quando seguia na 4.ª posição da geral.
Nesta cerimónia destaca-se a presença do Presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, Vítor Marques, do Presidente da Junta de Freguesia de A-dos-Francos, Paulo Sousa, do Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, do representante da Assembleia Municipal de Caldas da Rainha, Pedro Marques, e do escultor caldense Vítor Reis, autor do monumento, entre muitos outros convidados.
A abrir a sessão, o Presidente da Junta de Freguesia de A-dos-Francos, Paulo Sousa, começou por referir que “em outubro de 2022 quando o João Almeida foi escolhido para participar no Giro de Itália isso já foi um grande motivo de orgulho para todos nós, mas estávamos longe de imaginar o que mais tarde viria a acontecer”.
Na sua intervenção o edil local destacou ainda os valores morais do jovem ciclista e recordou a euforia vivida nessa altura quando o João Almeida envergou a camisola rosa durante vários dias: “Criámos uma onda rosa que extravasou os limites do concelho”.
Paulo Sousa disse ainda que um dos objetivos da escultura é “levar as pessoas a conhecerem as raízes do João, virem à sua terra e tirarem fotografias”.
PUB.
Por sua vez, João Almeida agradeceu a homenagem e disse sentir orgulho em ser natural de A-dos Francos. “Agora passo a ter mais responsabilidade para fazer melhores resultados, mas é sempre uma motivação extra”, realçou.
João Almeida lamentou o abandono na última edição do Giro de Itália devido a ter testado positivo à Covid-19 quando faltavam apenas quatro dias para a prova terminar. “Tive uma preparação específica durante meses só para o Giro e sabendo que estava forte fiquei muito triste por ter desistido assim. Chorei umas horas, mas rapidamente voltei a focar-me no próximo objetivo e em ser cada vez melhor. Foi só uma lomba na minha estrada”, concluiu a grande promessa do ciclismo nacional, que já está focado na participação na Volta à Espanha, que vai decorrer de 19 de agosto a 11 de setembro.

PUB.