top of page

Periodicidade: Diária

1/27/2023

  • comercioenoticias

A CATEDRAL DE SANTARÉM É PALCO DO CONCERTO DE NATAL COM A SOPRANO SOFIA PINTO


Para festejar esta quadra natalícia, a Câmara de Santarém, em parceria com a Diocese de Santarém, organiza o tradicional Concerto de Natal, dia 10 de Dezembro, pelas 18h00, na Catedral de Santarém, com a Sociedade Filarmónica Alcanedense.

Sob a direção do maestro Alberto César Carreira Lages, a soprano Sofia Pinto vai interpretar obras de Franz Lehar, Pietro Mascagni e Adolphe Adam, tais como, MINE LIPPEN SIE KUSSEN SO HEISS, VILJA LIED, AVÉ MARIA e O HOLY NIGHT.

A soprano portuense iniciou os seus estudos musicais aos sete anos, no Instituto Orff do Porto, em violino, tornando-se posteriormente membro da Orquestra Orff do Porto com a qual atuou em Portugal, Holanda e Alemanha.

Em 2007, ingressou no Curso de Música de Silva Monteiro na classe de canto da soprano Sara Braga Simões, continuando a sua formação na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo onde concluiu a Licenciatura em Canto, na classe do Professor Rui Taveira. Recebeu o Prémio de Mérito concedido pelo Rotary Club Porto-Foz, que distinguiu os três melhores alunos do Curso de Música desse mesmo ano.

Posteriormente, foi admitida na Hochschule für Musik und Theather Leipzig onde concluiu com distinção o mestrado em Ópera, na classe da professora Caroline Stein.

Foi solista na sétima edição do concerto “Sons da Água”, na Aldeia da Paradinha (Alvarenga) e colaborou com agrupamentos como a Sinfonietta de Braga, Orquestra Sinfónica de Thomar, Camerata Novnorte e Opus Ensemble.

Em Oratória, interpretou Gloria de Vivaldi, Magnificat de João Rodrigues Esteves, na Sé Catedral do Porto e Missa Brevis em Sol Maior de W. A. Mozart.



No âmbito da ópera, interpretou Lauretta em Il Maestro di musica de G. B. Pergolesi e Eloise na ópera infantil com o mesmo nome, de Karl Jenkins. Participou nas óperas Os Sete Pecados Mortais e Mahagonny, de Kurt Weil, A Flauta Mágica de W.A.Mozart, no papel de 2ª Dama e em Orfeu nos Infernos, de J. Hoffenbach, como Eurídice. Em Leipzig interpretou Zhou, na ópera Kommilitonen, de Peter Maxwell Davies, sob a direcção de Mathias Foremny e Carmen Gutierrez- Richler, no especial de Opereta Ahoi... und Gute Nacht.

Apresentou-se na Gala de Ópera a favor do projeto “Um lugar pró Joãozinho” a convite da soprano Elisabete Matos, no Centro Cultural Vila Flor e também na Gala de comemoração dos 25 anos de carreira da cantora portuguesa, no Teatro Nacional de São Carlos.

Em masterclasses trabalhou já com Elisabete Matos, Margreet Honig, Claudia Visca, Norma Sharp, Susan Waters, Peter Berne, Patricia MacMahon, Dora Rodrigues, Carla Caramujo e foi selecionada para participar no curso “NYU Classical Voice Summer Intensive”, em Nova Iorque.

Paralelamente à carreira artística, leciona canto na Ourearte – Escola de Música e Artes de Ourém e encontra-se a terminar o mestrado em ensino da Música na Escola Superior de Música e Artes Aplicadas do IPCB.

As entradas são gratuitas.




80 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

press to zoom
Lino Martins - site
Lino Martins - site

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

onde comer

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9
telefonesuteis.jpg

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9
314012987_493269782858541_8091892627052110800_n.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
bottom of page