top of page

Periodicidade: Diária

3/28/2024

  • Foto do escritorComercio Noticias / 2022

A “ÁRVORE DO CONHECIMENTO®” NASCEU EM RIO MAIOR HÁ 1 ANO

Atualizado: 22 de out. de 2019

Foi no dia 1 de outubro de 2018 que Sílvia Nogueira e Margarida Baptista “plantaram” uma árvore no n.º 5B da Rua Dr. Augusto Pedro Branco, em Rio Maior, trata-se da “Árvore do Conhecimento®”, um centro de recursos educativos vocacionado para as explicações, apoio ao estudo, aulas de reforço e preparação para exames, entre outras atividades.

Sílvia Nogueira é licenciada em tradução e interpretação em línguas modernas, tradutora, formadora e explicadora, e a Margarida Baptista é professora do 2.º ciclo do ensino básico, na variante de Matemática e Ciências, para além de ser também explicadora há já 5 anos.

Apesar de serem ambas da União de Freguesias de Outeiro da Cortiçada e Arruda dos Pisões, a Sílvia do Outeiro e a Margarida das Correias, apenas se conheceram em 2015 quando integraram a mesma lista no comando da direção do Centro de Convívio e Recreio do Outeiro da Cortiçada.

A amizade foi crescendo, e a determinada altura o centro de explicações onde Margarida lecionava necessitava de uma professora de Inglês, tendo ela sugerido o nome de Sílvia Nogueira. No início do ano passado começaram a planear este projeto, e até à sua conclusão revelam que “foi tudo muito rápido”. Contam que “começaram a procurar loja, a pensar no nome e a criar o logótipo”, salientando que a aposta sempre foi a cidade de Rio Maior, “somos ambas do concelho e era onde já trabalhávamos e conhecíamos as necessidades, percebendo que há espaço e trabalho para todos”, acrescentando que “a Árvore do Conhecimento® não se destina apenas a ser um centro de explicações, mas também um espaço onde podem ser partilhados vários saberes e conhecimentos”.

Sílvia Nogueira revela o bom entendimento existente com a concorrência, “se entendermos que por algum motivo não conseguimos dar resposta, aconselhamos o cliente a procurar outro centro da nossa cidade, e sabemos que da parte deles acontece precisamente o mesmo. É quase uma parceria que existe entre nós”, conta.

Passado que está este primeiro ano de atividades as sócias gerentes da “Árvore do Conhecimento®” fazem um balanço extremamente positivo, “valeu a pena o esforço e o investimento”, garantem. A “Árvore do Conhecimento®” dá resposta a alunos desde o 1.º ano até ao ensino universitário, sendo a Matemática a disciplina mais requisitada segundo contam as responsáveis, que referem ter cada vez mais procura por parte de alunos do 1.º Ciclo. “Estamos no início de outubro e as necessidades já estão a atingir novos limites, já estamos à procura de novos professores porque a equipa que tínhamos o ano passado neste momento já não dá resposta a todas as necessidades”, salienta Margarida Baptista que acrescenta ainda que “desde o início do novo ano letivo a Árvore do Conhecimento® tem já 20 novas inscrições”.

O centro dispõe já de um vasto leque de professores, com destaque para as disciplinas de Matemática, do ensino básico e secundário, Filosofia, Ciências, Físico Química, Português e Inglês, entre outras. “Tentamos resolver todos os desafios que nos vão surgindo”, conta Sílvia Nogueira, frisando que “o ano passado tivemos a necessidade de procurar um professor de Geometria Descritiva, que é uma área muito específica, e conseguimos suprir essa necessidade”.

Tanto a Margarida como a Sílvia são unanimes em considerar que muitas das vezes as dificuldades dos alunos nem têm a ver com as matérias, mas sim com a autoconfiança, com a autoestima e com a motivação. “Se eles estão nas aulas e não compreendem o que o professor diz eles desmotivam-se e então dizem que não gostam dessa disciplina. Isso acontece simplesmente porque os professores não conseguem chegar a todos os alunos de uma turma, e às vezes acabam por negligenciar aqueles que têm mais dificuldades dando mais importância aos outros, e os que ficaram para trás desmotivam completamente. Um dos nossos principais trabalhos é motivar os alunos de modo a arranjar formas para eles voltarem a gostar da disciplina e interessarem-se por ela”, salientam, acrescentando ainda que “o psicológico é muito importante, porque se um aluno se mentalizar que é capaz e vai conseguir, muitas das vezes é mesmo capaz, por vezes são eles próprios a criar barreiras que os desmotivam”.

A finalizar, Sílvia Nogueira e Margarida Baptista deixam um conselho aos alunos: “Se já vêm com dificuldades em determinadas matérias do ano anterior aconselhamos que procurem apoio o mais depressa possível para de uma forma tranquila e gradual conseguirmos ajudá-los a superar essas dificuldades”. A par da “Árvore do Conhecimento®” enquanto centro de explicações, funciona em parceria há um ano a clínica Learn2Be – Clínica de Psicologia e Coaching – com a psicóloga Sara Rodrigues, mestrada em Psicologia Clínica Sistémica e Comunitária que disponibiliza os serviços de psicoterapia para adultos, jovens e crianças, avaliação psicológica, consulta de casal, avaliação infantil, orientação vocacional e life coaching. Esta parceria é uma mais valia, pois ambas as intervenientes acreditam em serviços integrados e que só intervindo nas várias áreas vivenciais de cada um é possível fazer a diferença.

Este centro dispõe ainda de quatro salas para explicações, que poderão também servir para reuniões, workshops ou outros eventos adequados ao espaço. “Quando não estamos em altura de explicações as nossas salas, por exemplo ao fim do dia ou ao fim de semana, podem ser alugadas para reuniões, workshops ou formações. Já aconteceram aqui workshops de costura criativa e formações de Reiki”, revela Margarida Baptista que acrescentou ainda: “O nosso espaço é versátil, não se destina apenas às explicações. Quando os serviços não interferem uns com os outros as nossas salas estão disponíveis para quem queira e necessite de um espaço para reunir e que precise de privacidade. Aqui pode também ter acesso a alguns recursos, como por exemplo a Internet ou imprimir algum documento. Nós disponibilizamos o espaço com esses serviços”, explica.

A “Árvore do Conhecimento®” celebra esta terça-feira, 1 de outubro, o seu 1.º aniversário, e para assinalar a efeméride irá realizar um lanche convívio no próximo sábado, 5 de outubro, pelas 16h00 destinado aos pais, alunos, professores e outros utilizadores do espaço.

Este espaço está aberto de segunda a sexta 14h00 às 19h00 e no sábado das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 19h00, e quem quiser contactar poderá fazê-lo através do n.º 961 941 388 ou do e-mail: arvoreconhecimento.rm@gmail.com. Relativamente ao serviço de psicologia, o contacto é: 918 369 348 ou por e-mail: sararodrigues@learn2be.pt

Saiba mais sobre a “Árvore do Conhecimento” na sua página oficial do Facebook em: https://www.facebook.com/arvoreconhecimentorm/







92 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page