Periodicidade: Diária

6/26/2022

  • comercioenoticias

ÁGUAS DE SANTARÉM E CÂMARA MUNICIPAL DE SANTARÉM PROMOVEM CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO

Atualizado: 6 de abr.


Num ano particularmente desafiante, em que se verifica um acentuar do stress hídrico e da escassez de água, a poupança deste recurso vital é de extrema importância e está na ordem do dia.

Foi, pois, com o intuito de reforçar o compromisso com o meio ambiente que, numa iniciativa conjunta, Câmara Municipal de Santarém e a Águas de Santarém, promoveram uma nova campanha de sensibilização, intitulada “Fechamos a torneira ao desperdício”, a qual pretende apelar ao uso racional e adequado da água, assinalando-o num dia repleto de simbolismo – o Dia Mundial da Água.

Esta iniciativa tem como propósito incentivar a mudança consciente de comportamentos sobre o uso eficiente da água, começando pelas gerações mais novas e envolvendo todos os munícipes, com vista à proteção e preservação dos recursos hídricos – fundamentais para a sobrevivência de todos os seres do Planeta –.

Cuidar.Poupar.Preservar. é o slogan da Águas de Santarém, que não poderia ser mais adequado ao mote da campanha. Todos devemos ser parte da solução e ajudar a cuidar, a poupar e a preservar um bem maior – a água.

Fechamos a torneira ao desperdício foi esta sexta-feira apresentada na Escola EB 2/3 Alexandre Herculano, contando com a presença, entre outros, do presidente do conselho de administração da Águas de Santarém, Ramiro Matos, do presidente do Município, Ricardo Gonçalves, da Vereadora Inês Barroso e da Diretora do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Margarida da Franca, que acolheu a todos de forma entusiasta, felicitando pela “ação meritória”.

A vereadora com o pelouro da Educação salientou que “Esta campanha é para toda a população do Concelho, mas muito direcionada àqueles que nós consideramos os melhores agentes para as ações ecológicas, para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, apelando a que “cada um continue a ser um embaixador da importância de preservar o nosso Planeta”.

A campanha foi apresentada pelo presidente do conselho de administração da Águas de Santarém, Ramiro Matos, apelando a que todos “possam interiorizar que é muito importante poupar água para que, ao longo da vida, não passem por momentos em que abram a torneira e que não corre água”, sublinhando que os alunos “cada vez mais, são jovens de causas” e que “todos devemos vestir a camisola do ambiente”.

O presidente da empresa municipal lançou um desafio simples: Fechar a torneira por uma hora! No dia 22, data em que se celebra o Dia Mundial da Água, das 15h às 16h nas Escolas do Concelho e das 22h às 23h em todas as casas do município, a par da campanha de sensibilização, a nível nacional, promovida pela APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, designada “H2Off – Hora de fechar a torneira”, de que a Águas de Santarém é Parceira Premium, e que conta já com a 2ª Edição.

Referiu, ainda, que iremos “Monitorizar esta ação e perceber o que, efetivamente, foi poupado nestas horas” e, assim, “perceber o impacto deste gesto simbólico”. Salientou que “de acordo com os consumos que existem, numa hora, em Santarém, consomem-se cerca de 500 m3 de água, suficiente para o consumo de uma família padrão durante 50 meses, ou, se quiserem, a água de 50 famílias durante um mês”. A título de exemplo, quantificou a poupança resultante de fechar as torneiras, só no Concelho de Santarém, durante uma hora: “dava para encher 30 camiões-cisterna de Bombeiros para apagar incêndios, … ou 100 mil garrafões de 5 litros de água”.

Frisou que “Há gestos simples que podem fazer poupar milhões de litros de água” e, ainda, a importância de “não desperdiçar água” e de o “repetir nos hábitos diários”.


PUB.


Esta iniciativa contempla, também, um jogo interativo e pedagógico – AQUAQUIZ –, cuja 1ª Edição da Competição do Concelho de Santarém decorre, online, de 22 de março a 01 de abril, o qual se destina, em especial, à comunidade escolar do 2º e 3º ciclo do ensino básico, podendo, no entanto, ser jogado por todos, cujos prémios são de cariz sustentável.

O AQUAQUIZ é um jogo desenvolvido pelo Grupo AdP – Águas de Portugal com o objetivo de apoiar práticas pedagógicas criativas e participativas, promovendo a literacia ambiental e destacando o valor da água no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), cuja Competição Nacional conta já com a sua 3ª Edição, que terminou no passado dia 11 de março.

Para promover a sustentabilidade e a poupança da água ao nível do ensino pré-escolar e 1º ciclo, o responsável da empresa referiu que a iniciativa contempla, ainda, o lançamento de um livro, designado “A viagem das gotinhAS”, o qual conta uma história sobre a importância da proteção e preservação da água, contém ilustrações para colorir e o desafio de fecharmos as torneiras nas Escolas (15h às 16h) e em todas as casas do Concelho (22h às 23h), cuja entrega será assinalada, no próximo dia 22, num gesto simbólico no Centro Escolar de Alcanede, pelas 15h.

O presidente da autarquia felicitou a Águas de Santarém pela iniciativa, apresentada “numa escola muito vocacionada para o ambiente”, destacando a importância da água e a abordagem que as gerações futuras devem ter sobre “uma matéria tão sensível como a escassez da água”.

Fazendo menção ao sucesso da campanha de responsabilidade ambiental, realizada em setembro e outubro último, de troca de garrafas de plástico por garrafas de vidro, e, em conclusão, Ricardo Gonçalves, agradeceu à Águas de Santarém por “continuar, de uma forma muito assertiva, com estas campanhas junto dos mais jovens, que, com toda a certeza, vão fazer a mudança no nosso Concelho”.

Assim, e num gesto simbólico e de união pela água, vamos todos fechar a torneira durante 60 minutos, num contributo por um futuro sustentável!


PUB.



47 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

press to zoom
Lino Martins - site
Lino Martins - site

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

onde comer

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/12
telefonesuteis.jpg
Abertura Piscinas.jpg
bannered.png
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg