top of page
bannered.png


No dia em que se assinalaram os 91 anos do nascimento de Ruy Belo, ontem, 27 de fevereiro, a Junta de Freguesia de São João da Ribeira e Ribeira de São João e a Câmara Municipal de Rio Maior homenagearam o poeta com a deposição de coroas de flores na sua última morada, o cemitério de São João da Ribeira, terra que o viu nascer, e no seu busto, junto ao Centro Cívico de São João da Ribeira.

Ruy Belo nasceu a 27 de fevereiro de 1933 em São João da Ribeira, no concelho de Rio Maior, tendo falecido em Queluz com 45 anos de idade.



Apesar do curto período de atividade literária, Ruy Belo tornou-se um dos maiores poetas portugueses da segunda metade do século XX, tendo as suas obras sido reeditadas diversas vezes.

Em 1991 foi condecorado, a título póstumo, com o grau de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant'iago da Espada.

O seu nome foi dado ao agrupamento de escolas de Monte Abrão – Sintra, e mais tarde ao Centro Escolar da aldeia que o viu nascer, São João da Ribeira.


34 visualizações0 comentário


César Coimbra, residente e recenseado no concelho de Abrantes, encontra-se atualmente internado no Serviço de Cirurgia I do Hospital de Tomar, pertencente à Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo).

Consciente de que sua hospitalização se estenderá além do dia 10 de março, data das Eleições Legislativas 2024, tomou a iniciativa de se inscrever para o voto antecipado.

Dentro das paredes do Hospital de Tomar, e devido à impossibilidade de se deslocar à assembleia de voto no dia da eleição, César Coimbra procedeu com o requerimento para o voto antecipado. O procedimento foi conduzido pela Chefe da Divisão dos Assuntos Jurídicos e Administrativos da Câmara Municipal de Tomar, Maria João Henriques, com a presença da Vereadora Rita Freitas, representando o Presidente da Câmara Municipal de Tomar, conforme estipulado pela legislação vigente. A acompanhar o processo esteve também Lídia Gaspar, Enfermeira-Adjunta do Hospital de Tomar.



César Coimbra enfatiza a importância do dever cívico de participar nas eleições, independentemente das circunstâncias pessoais. Relembra um episódio ocorrido há alguns anos, quando se encontrava igualmente internado durante um período eleitoral, sem a possibilidade de votar devido à ausência do voto antecipado. Agora, com esta opção disponível há alguns anos, ele encoraja todos na mesma situação a nunca deixarem de exercer o seu direito de voto.

Essa atitude não apenas reflete a dedicação deste utente à democracia e ao processo eleitoral, mas também destaca a importância do acesso equitativo à participação política, mesmo para aqueles que enfrentam desafios de mobilidade devido a condições de saúde. A sua determinação em garantir que a sua voz seja ouvida nas urnas é um exemplo inspirador de como os cidadãos podem superar obstáculos para exercerem os seus direitos fundamentais.


63 visualizações0 comentário


Um homem com cerca de 35 anos ficou ferido sem gravidade após ter sido atropelado, numa passadeira, por um veículo ligeiro, na Av. Mário Soares, próximo do Hipermercado Continente, em Rio Maior.

O alerta para este acidente foi dado às 18h43 desta quarta-feira, 28 de fevereiro, tendo estado envolvidos no socorro os bombeiros da Benedita com ambulância de socorro e os de Rio Maior com um veículo de Comando.



A vítima, de nacionalidade estrangeira, após assistida no local foi transportada para o Hospital de Santarém.

Tomou conta desta ocorrência a GNR de Santarém.

De realçar que a esta mesmo hora os bombeiros e GNR de Rio Maior estavam empenhados no socorro a um outro acidente registado na E.R 361, na zona do Repolho.


994 visualizações0 comentário
Banner Riomagic.jpg
bottom of page