Periodicidade: Diária

6/24/2021

11182266_854022357979045_4248525122375635956_n.jpg
coronavirus.jpg

1/9

1/9

1/7
IMG-20210621-WA0002.jpg
Lino Martins - site
Lino Martins - site

Bicharada - Site
Bicharada - Site

Lino Martins - site
Lino Martins - site

1/9
Extreme Peste - Site
Extreme Peste - Site

Extreme Peste - Site
Extreme Peste - Site

1/8

onde comer

bannered.png

1/10
Centro Médico de Rio Maior.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
telefonesuteis.jpg
  • comercioenoticias

A Startup Santarém acolheu dia 21 de junho os parceiros do consórcio internacional Starting Up 4 Inclusion, projeto liderado pelo Instituto Politécnico de Santarém que tem como parceiros a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, a Associação Croata de Síndrome de Down e do Centro para a Inovação Social do Chipre. Na reunião, foi realizado um balanço das atividades realizadas ao abrigo deste projeto internacional.

A NERSANT, a par do IPSantarém, da Associação Croata de Síndrome de Down e do Centro para a Inovação Social do Chipre, é um dos parceiros do projeto internacional Starting Up - Accelerators Of Entrepreneurship 4 Inclusion, tendo recebido os parceiros para uma reunião de balanço do projeto na Startup Santarém, no dia 21 de junho.

Na reunião, o consórcio internacional – que tem como objetivo criar oportunidades de entrada no mercado de trabalho a jovens com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento (DID) e com um grau de incapacidade até 60% – fez um balanço das atividades desenvolvidas ao longo da implementação do projeto.

Uma destas atividades foi a criação – na qual a NERSANT foi parceiro responsável enquanto líder da atividade – do Curso de Formação de Empreendedorismo para Mentores e Alunos com uma abordagem de Curso Online Aberto Massivo (MOOC), que foi desenvolvido de acordo com as necessidades dos alunos com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento (DID) e que está já a ser testado esta semana no IPSantarém.


PUB.


Os dois cursos principais de aprendizagem sobre empreendedorismo e empregabilidade em curso destinam-se, desta forma, a dois tipos de público-alvo distintos: mentores e alunos DID, permitindo uma aprendizagem personalizada ao ritmo de cada utilizador, sendo que para tal, foram introduzidos conteúdos de aprendizagem criados com metodologias inovadoras para os diferentes contextos dos formandos.

Para os mentores, o curso pretende que estes sejam agentes de inclusão, através do envolvimento de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e da realização de desafios e oportunidades de empregabilidade, para este público, em ambiente digital. Por outro lado, o curso de formação destinado aos alunos pretende ajudar os formandos a desenvolver novas competências sociais e profissionais, promovendo a inclusão social, através, entre outros, da criação de um perfil vencedor.

No âmbito do desenvolvimento desta atividade, coube à NERSANT identificar e criar ferramentas para mentores que trabalham com grupo-alvo DID, desenvolver conteúdos interativos e visuais para aumentar a motivação dos alunos, entender as necessidades do mercado de trabalho onde estes participantes DID podem assumir um papel importante, bem como desenvolver conteúdos que ajudem a fortalecer as competências no mercado trabalho, tanto ao nível da empregabilidade como ao nível do empreendedorismo.

Os cursos de formação integrados no MOOC do projeto foram inicialmente desenvolvidos em inglês, e posteriormente disponibilizados também nos idiomas dos parceiros do projeto, nomeadamente idioma Português, Croata e Grego no dialeto Cipriota.

Para além dos cursos MOOC, a reunião fez ainda um balanço das restantes atividades em curso no âmbito do projeto, entre elas o desenvolvimento de Diretrizes Pedagógicas e Didáticas, o desenvolvimento da Plataforma de rede para a empregabilidade e desenvolvimento de E-portfolios e VideoPaths.

No âmbito Starting Up 4 Inclusion, decorrem ainda durante esta semana outras atividades, nomeadamente uma receção, dia 24 de junho, pelas 15h00, na Câmara Municipal de Santarém e o evento “Digital Literacy For The Labour Market Inclusion”, no dia 25, pelas 09h30, onde serão apresentados programas, projetos, redes de interação em Literacia Digital e políticas de inovação e onde a NERSANT vai de igual modo participar.

De referir que o projeto Starting Up4Inclusion tem como parceiros, para além da NERSANT, o Instituto Politécnico de Santarém, a Associação Croata de Síndrome de Down e o Centro para a Inovação Social do Chipre. O mesmo é cofinanciado pelo Programa ERASMUS+ no âmbito do Programa Juventude em Ação.


PUB.


4 visualizações0 comentário
  • comercioenoticias

O concelho de Rio Maior registou esta quinta-feira 4 novos casos do vírus SARS-CoV-2, números que fazem subir para 49 as infeções ativas. Recorde-se que só nos últimos três dias há registo de 28 novos casos.

Até à data de hoje, 24 de junho, foram reportados no concelho de Rio Maior 2.475 casos de Covid-19, sendo que destes 2.374 estão já recuperados. O número de infeções ativas é agora de 49, havendo a lamentar até ao momento 52 vítimas mortais, 46 delas referente a pessoas idosas, cinco de pessoas na casa dos sessenta anos, e o outro na casa dos cinquenta.

Segundo o Agrupamento dos Centros de Saúde da Lezíria do Tejo no concelho de Rio Maior encontram-se hoje 125 pessoas em vigilância ativa, mais 6 comparativamente ao dia de ontem.

Ao que o Comércio & Notícias apurou existem neste momento casos em duas unidades fabris, uma em São João da Ribeira e outra em Rio Maior, bem como numa escola e numa creche de Rio Maior, e também na creche de Malaqueijo.

O Distrito de Santarém registou hoje 25 novos casos, número bastante inferior ao dia de ontem (61), 15 na região da Lezíria do Tejo, 4 em Rio Maior, 3 em Santarém, Salvaterra de Magos e Cartaxo, 2 em Almeirim, e 10 na região do Médio Tejo, 3 em Abrantes, Constância e Ourém, e 1 em Alcanena, havendo agora um total de 394 casos ativos no distrito, 193 na região da Lezíria do Tejo e 201 no Médio Tejo.


PUB.


Santarém é o concelho do distrito com mais casos ativos (70), seguindo-se-lhe Abrantes (62), Rio Maior (49), Ourém (26), Cartaxo (21), Tomar (20) e Salvaterra de Magos e Constância (19).

Ferreira do Zêzere é por agora o único concelho do distrito que já não têm qualquer caso ativo.

No distrito houve hoje 5 recuperações, todas na região da Lezíria do Tejo, 2 em Santarém, e 1 em Salvaterra de Magos, Coruche e Chamusca.

O concelho de Santarém é o que tem o número total de casos mais elevado do distrito (4.586), seguindo-se Ourém com 3.076, Tomar 2.528, Rio Maior 2.475 e Torres Novas com 2.027. No lado inverso encontram-se os concelhos de Constância com 184 casos, Sardoal 201 e Vila Nova da Barquinha 275.

No distrito de Santarém o número total de casos de Covid é de 28.800, havendo a lamentar até ao momento 858 óbitos.

A nível nacional há registo hoje de mais duas vítimas mortais associadas à pandemia. Nas últimas 24 horas houve 1.556 novos casos e mais 869 recuperados.


PUB.


79 visualizações0 comentário
  • comercioenoticias

No âmbito do programa Eco-Escolas da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, duas turmas do 3.º ano, da Escola Básica da Zona Verde e duas turmas do 8º e 9º ano, da Escola Secundária do Entroncamento, em parceria com o Município, aderiram à atividade “O Mar Começa Aqui!”, através da pintura de sarjetas/sumidouros nos seus estabelecimentos escolares.

Para a concretização desta ação, o Município ofereceu as tintas amigas do ambiente em parceria com a loja SOTINCO – Entroncamento.


PUB.


Pretende-se com esta ação, sensibilizar os alunos e comunidade na importância da preservação dos ecossistemas e a biodiversidade, visando ainda educar para uma cidadania ativa, promovendo a criatividade dos alunos e, alertando a comunidade para que “tudo o que cai no chão, vai para o mar”.

Ajude a preservar os oceanos, deposite os seus resíduos nos ecopontos!


PUB.


4 visualizações0 comentário